O projeto História do Câncer – atores, cenários e políticas públicas elabora produtos que, além da dimensão acadêmica, também se direcionam a atividades de educação em saúde e à capacitação de profissionais do SUS, na área do controle de câncer.
Por meio da metodologia da História Oral, o projeto tem produzido um amplo conjunto de depoimentos de profissionais e gestores de saúde. O desenvolvimento deste acervo de fontes orais sobre a trajetória do controle do câncer no Brasil visa à preservação da memória das instituições e atividades relacionadas à doença, e contribui para a produção de análises históricas sobre o controle do câncer no país.
De acordo com os preceitos das boas práticas em pesquisa, o projeto se cerca de absoluto respeito ao depoente e seu depoimento, que apenas se torna objeto de pesquisa e consulta pública mediante a assinatura de Termos de Cessão de Direitos e em consideração às normas da propriedade intelectual e da ética em pesquisa (Registro no Comitê de Ética em Pesquisa /CEP, da Escola Politécnica Joaquim Venâncio/Fiocruz - CAAE: 0067.0.408.000-11.d).
Em paralelo à construção deste Acervo, se têm elaborado diferentes estratégias de divulgação das fontes coletadas. No campo editorial, foi organizada a série de publicações Depoimentos para a História do Controle do Câncer no Brasil, composta por volumes contendo pequenos grupos de entrevistas com temática correlata. Nesta página eletrônica, serão registradas todas as entrevistas e palestras (gravadas em áudio e em vídeo), disponíveis para fins de pesquisa histórica, mediante solicitação prévia ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ).
Deste modo, o projeto História do Câncer – atores, cenários e políticas públicas busca engendrar iniciativas que, orientadas por padrões de ética e de qualidade em pesquisa, possam contribuir para o objetivo maior da preservação e divulgação da memória da saúde no Brasil.
Depoimento registrado em 2009 (gravação em áudio)
João Carlos Sampaio Góes – Realizada em 15/12/2009 - Duração: 01h40min.
Médico, atual Diretor Técnico Científico do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer. Em seu depoimento, falou sobre as campanhas sobre o controle do câncer de colo de útero no Brasil.
Depoimentos registrados em 2010 (gravação em áudio)
Luiz Carlos Zeferino – Realizada em 07/05/2010 - Duração: 02h22min.
Médico ginecologista, concluiu o doutorado em Tocoginecologia pela Universidade Estadual de Campinas, em 1994, e Livre Docência em Ginecologia, em 2003. Atualmente, é Professor Titular de Ginecologia do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas, Unicamp. Em seu depoimento falou sobre as ações de controle do câncer de colo de útero e sua experiência como médico e gestor de saúde.
Luiz Claudio Thuler – Realizada em 09/10/2010 - Duração: 01h22min.
Médico, possui mestrado em epidemiologia clínica e doutorado em doenças infecciosas e parasitárias. É professor adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e docente do Programa de Pós Graduação em Oncologia do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Concedeu um depoimento sobre o início de sua colaboração com o Instituto Nacional de Câncer, em 1998, no núcleo de Epidemiologia em fase de criação na área de Pesquisa. A seguir, seu trabalho na área de tabagismo, a chefia do setor de Epidemiologia da Coordenação de Prevenção e Vigilância (CONPREV) e a coordenação da 2ª. fase do programa Viva Mulher. No momento, é o titular da Coordenação de Educação do INCA.
Edmur Flávio Pastorelo – Realizada em 20/03/2010 - Duração: 02h10min.
Médico. Foi Superintendente da Campanha Nacional de Combate ao Câncer e Diretor da Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP). Fez um relato sobre o cenário anterior ao SUS, com ênfase no convênio de co-gestão entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Previdência e Assistência Social, e o processo de recuperação do Instituto Nacional de Câncer.
Depoimentos registrados em 2011 (gravação em áudio e vídeo)
Leda Küll – Realizada em 06/04/2011 - Duração: 1h53min.
Bióloga, Citotecnologista, Especialista em Educação Profissional em Saúde pela EPSJV/Fiocruz, Especialista em Citologia pela CRBio, Coordenadora e Professora do Curso de Formação de Técnicos em Nível Médio em Citopatologia (INCA/EPSJV). Em sua entrevista foi abordada a criação do curso de Citotecnologia, oferecido pelo Serviço Integrado Tecnológico em Citologia (SITEC/Inca) - a contribuição pioneira de Mario Jaconiani e, a seguir, de Nelson Cardoso - e as principais questões envolvidas na formação dos citotécnicos.
Mario Jaconiani – Realizada em 15/04/2011 – Duração: 51min.
Médico, chefiou o Programa Integrado de Citotecnologia (PITEC, atual SITEC) e coordenou o curso de qualificação de nível técnico em citologia na prevenção do câncer. O depoente foi pioneiro na qualificação profissional do citotecnologista e forneceu relevantes informações sobre seu esforço pessoal e os primórdios desta história.
Simone Maia Evaristo – Realizada em 02/05/2011 – Duração: 2h30min.
Bióloga, citotécnica e, atualmente, Presidente da Associação Nacional de Citotecnologia (Anacito), falou sobre o esforço para a elaboração do mapa de competências, a formalização da profissão de citotécnico e a situação desta categoria profissional no Brasil e no mundo.
Roberto Gil – Realizada em 04/05/2011 – Duração: 2h07min.
Médico Oncologista do INCA desde 1981, autor do livro História do Serviço de Oncologia Clínica do Inca, publicado em 2008. No depoimento concedido, falou sobre o desenvolvimento do conceito do câncer como problema de saúde pública e sobre sua participação na vida e na política institucional do Instituto Nacional de Câncer. Também discorreu sobre a situação atual do tratamento do câncer, a importância das associações e sociedades científicas e a trajetória do Serviço de Oncologia Clínica do INCA.
Nelson Cardoso de Almeida – Realizada em 05/05/2011 – Duração: 2h.
Médico ginecologista, coordenou o SITEC, chefiou a Seção de Educação Profissional da Divisão de Educação e coordenou o Pro-Onco. Em seu depoimento falou sobre sua experiência na Fundação das Pioneiras Sociais, inclusive sobre o uso de unidades volantes para a coleta de exame preventivo. Também abordou sua relação com Mario Jaconiani; o convite para trabalhar no PITEC, em 1990; o interesse pela formação de citotécnicos e sua atuação na coordenação do curso de especialização; e a participação no Programa "Viva Mulher".
Lucília Zardo – Realizada em 20/05/2011 - Duração: 1h51min.
Médica com especialização em Citopatologia, Pós-Graduada em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Oncologia/INCA e Responsável Técnica pelo Laboratório do SITEC/INCA até 2010, Lucilia Zardo concedeu um depoimento sobre a rotina de estudos, pesquisa e exames deste serviço. Falou sobre a contribuição inovadora de Arthur Campos da Paz na utilização da citologia esfoliativa para a prevenção do câncer do colo do útero. Também abordou a organização inicial e o trabalho de cadastramento dos laboratórios de citopatologia para o programa "Viva Mulher" e a situação atual destas instituições no Brasil.
Luiz Antonio Santini – Realizada em 15/07/2011 – Duração: 04h09min.
Médico, cirurgião de tórax, professor da Universidade Federal Fluminense e, desde 2005, Diretor-Geral do INCA. Teve atuação política na Reforma Sanitária e, em especial, na implementação do SUS. Sua entrevista foi dividida em duas partes: na primeira, falou sobre sua trajetória profissional e o envolvimento nas questões de saúde pública. Na segunda parte, o foco foi sua gestão no INCA e os desafios para o controle do câncer no Brasil. Também falou sobre a comemoração dos 70 anos do INCA e a importância da recuperação e preservação da história da instituição.
Helio Aguinaga – Realizada em 22/08/2011 – Duração: 02h26min.
Médico, membro da Academia Nacional de Medicina, concedeu um depoimento sobre sua trajetória como ginecologista e sobre a atuação de seu pai, Armando Aguinaga, um dos primeiros médicos a falar sobre o câncer do colo do útero no Brasil, no início do século XX e pioneiro na utilização da radioterapia no país.
Tereza Feitosa - Realizada em 26/10/2011 - Duração: 01h36min.
Médica com experiência inicial na área de saúde ocupacional, fez um relato sobre seu trabalho na área de controle do tabagismo, a organização do Pro-Onco e sua participação como gestora do Programa "Viva Mulher".
José Gomes Temporão – Realizada em 07/11/2011 – Duração: 01h30min.
Médico, sanitarista, foi subsecretário de estado de Saúde do Rio de Janeiro, foi Diretor do Instituto Vital Brazil (1992 - 1995) e do Instituto Nacional de Câncer (2003 - 2005), foi Secretário de Atenção à Saúde (2005 - 2007) e ministro da Saúde (2007 - 2011). Concedeu um depoimento sobre suas trajetórias profissional e política, com particular ênfase na gestão do INCA e do ministério da Saúde.
Palestras registradas em 2012 (gravação em áudio e vídeo)
Ronaldo Corrêa - "Aspectos biológicos e trajetória do tratamento do câncer de mama". Realizada em 13/02/2012.
Médico oncologista da Divisão de Apoio à Rede de Atenção Oncológica (DARAO – INCA).
Doutorando da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP – Fiocruz).
Luiz Claudio Thuler - "O câncer do colo do útero no Brasil - fatos e reflexões". Realizada em 07/05/2012.
Tecnologista e pesquisador do Instituto Nacional de Câncer (CPQ – INCA).
Professor Associado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Vera Luiza Costa e Silva - "A construção da política de controle do tabagismo no Brasil". Realizada em 21/05/2012.
Ex-chefe e atual consultora sênior do programa Tobacco Free Initiative da Organização Mundial da Saúde (TFI - OMS).
Professora associada da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP – Fiocruz).
Maria do Espírito Santo Tavares dos Santos (Santinha) - Entrevista realizada em 1o. de junho de 2012.
Médica (UFMA). Especialista em Medicina do Trabalho (UERJ). Residência e Mestrado em Medicina Social (UERJ).
Silvana Rubano Barretto Turci - "Exposição a agentes cancerígenos no trabalho e no meio ambiente". Realizada em 04/06/2012.
Tecnologista sênior do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (ENSP – Fiocruz).
João Emílio Peixoto - "A trajetória da mamografia – à procura da qualidade". Realizada em 11/06/2012.
Físico-médico do Serviço de Qualidade das Radiações Ionizantes (SQRI - INCA) e da Comissão de Mamografia do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR).
Anna Maria Campos - "A evolução da radioterapia no Brasil". Realizada em 25/06/2012.
Física-médica. Chefe do Serviço de Qualidade em Radiações Ionizantes (SQRI - INCA).
Este sítio foi desenvolvido pela Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz