FIOCRUZ

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Controle do Câncer de mama

Mais do que qualquer outra parte do corpo humano, os seios femininos são fonte de variadas simbologias nas diferentes culturas. Os 21 painéis da exposição “A Mulher e o Câncer de Mama no Brasil” buscam abordar aspectos históricos, médicos e culturais das mamas, com foco especial no câncer e nas ações para o seu controle no Brasil.

 

Segundo o INCA, uma em cada 2 mil mulheres brasileiras poderá desenvolver esta doença em 2013. Com o estigma de doença mutiladora, hoje o câncer de mama pode ser diagnosticado precocemente e dispõe de alternativas de tratamento e de cura.

 

Dia 18 de outubro de 2013, a exposição foi lançada em duas versões. O modelo convencional foi instalado na Fiocruz, no Rio de Janeiro (RJ), como parte da "Semana Nacional de Ciência e Tecnologia". A versão digital foi apresentada na Nave de Conhecimento do Parque de Madureira, Rio de Janeiro (RJ), durante a programação organizada pelo INCA em apoio ao Outubro Rosa.

 

 

 

Controle do Tabaco

A exposição “O controle do tabaco no Brasil: uma trajetória” ilustra a sequência de embates entre as organizações brasileiras ligadas à saúde pública e a indústria do fumo, durante o século XX.

Neste período, o desenvolvimento industrial, as influências culturais externas e o surgimento de novos estilos de vida favoreceram o aumento do consumo de cigarros e o correspondente crescimento do número de doenças e mortes relacionadas ao tabagismo, transformando-o em grave problema de saúde pública.

Nestes painéis, veremos o modo como a produção e o consumo de cigarros foram incentivados pela indústria e um resumo das ações de saúde pública voltadas para o seu controle, de modo a dar proteção a presentes e futuras gerações de brasileiros.

A primeira montagem da exposição foi feita na Estação Carioca do Metrô, no Rio de Janeiro, entre os dias 27 de agosto e 08 de setembro de 2012.

Controle do Câncer Cervical

 Essa exposição sintetiza a história do controle do câncer de colo do útero no país, com imagens das ações educativas produzidas para campanhas de saúde pública, ao longo do século 20. Os dezessete painéis que a compõem ilustram as sucessivas transformações ocorridas, com a evolução de um modelo centrado no medo e nas metáforas militares para uma concepção de educação em saúde baseada na prevenção e na promoção da saúde da mulher brasileira. Parte central da nova estratégia passou a ser a conscientização das mulheres para a importância da realização do teste de papanicolaou (exame preventivo).

Inicialmente, foi exibida durante o 14º Congresso Mundial de Patologia Cervical e Colposcopia, realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 4 e 7 de julho de 2011.

Este sítio foi desenvolvido pela Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz